quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O bom gosto


Os Emirados Árabes Unidos são um país novo. Muito novo. São somente 39 anos de história em quanto que país mesmo, antes dissos, eram emirados isolados. Mesmo com uma história tão curta, esse é o exemplo de país que deu certo. Seus governantes investiram e acreditaram no potencial de sua população. Claro que o petróleo patrocinou todo esse processo, mas até aí o petróleo poderia ter patrocinado na Líbia, na Arábia Saudita, e em diversos outros países, mas infelizmente a ganância de seus governantes falou mais alto. De qualquer forma esse não é o intuito do post, então voltando aos Emirados.. trata-se de um país no qual eu retiro o meu chapéu. Seus governantes foram verdadeiros visionários!

Muitos dos seus cidadãos são incentivados a estudar na Inglaterra ou nos States. Esses voltam para os Emirados com novas visões e perspectivas. Acho esse processo bem interessante!

Existem excelentes instituições de ensino por lá também, no entanto são caras, mas.. se você é um cidadão dos Emirados você não terá que arcar com esse custo. Os incentivos o farão (tipo Brasil só que ao contrário!)

Muitas vezes penso que tudo aconteceu muito rápido, e é muita informação na cabeça da populãção local. Em 39 anos de história, já são o que são!

Foi um processo LITERAL de passar do CAMELO para BMW. Tudo muito rápido. (Eu sempre faço essa analogia, escutei de uma brasileira lá em Dubai, e guardei pra sempre!)

Enfim, eu enrolei e enrolei para chegar em um ponto que me chamava atenção. O bom gosto, a educação, e a etiqueta de muitos cidadãos por lá. Não adianta tentarem me convencer que isso é fácil quando se tem dinheiro, porque não é! Dinheiro não compra classe. Dinheiro não compra finesse.

Uma das minhas melhores amigas, Sarah, do Emirado Sharjah, tem uma etiqueta clara na mesa, no tom de voz, na linguagem corporal. Engraçado, e até irônico pensar que quando almoçávamos ou jantávamos em sua casa, a bisavó dela comia com as mãos. Sim, isso é cultural! Eram como comiam antigamente, eram beduínos, moravam em tendas. Hoje moram em palacetes. Isso é um baita de um fenômeno social! Em tão pouco tempo tantas transformações, posturas adquiridas que países milenares não adquiriram!

Bom, continuo enrolando!

Outra pessoa a citar, era minha ex chefe, Salama. Que com apenas 24 anos já era dona de quatro boutiques. Duas delas, a Temperley London. Outra era Marami, ( multimarca, marcas como Lara Bohinc, Kaviar Gauce, House of Harlow, vintage Chanel, Keep the Secret, Ted Ross, Isharya, Mawi, etc..) e a outra a Symphony, multimarca também, (que já citei por aqui) carrega marcas como Vera Wang, Charlotte Olympia, Thakoon, Mara Hoffman, e muitas outras marcas bam bam bans do momento em seriados como Gossip Girl e 90210.

Claro que o pai dela financiou tudo. MAS, não posso negar o espírito empreendedor dela. O conhecimento em saber quais marcas trazer para a boutique, o bom gosto em escolhê-las, em selecioná-las. A categoria do design de sua loja, da decoração da mesma, de cada detalhe trabalhado, de suas idéias inovadoras!

Algumas fotos da boutique Symphony:

Vitrine para o feriado do Eid

Vitrine 2 para o feriado do Eid

Vitrine SS Collection 2011

Provador -lindo de morrer!!!! 

Terraço- parte da boutique

 Vista do terraço, para a fonte do Dubai Mall



Para aqueles que ainda acham que é uma questão simples de ter dinheiro, insisto, não é. Quantas vezes não vi pessoas endinheiradas que queriam tudo do mais caro e bonito em suas salas, e que fizeram dessa uma bagunça da muito brega. Questão de bom gosto mesmo. E me intrigo, como podem ter adquirido tanta classe e bom gosto em tão pouco tempo?!

Daria um bom estudo social essa pesquisa, quem sabe um dia não me atrevo!

(ps: claro que não se trata de todos, nem da esmagadora maioria, mas posso afirmar que me impressionei com MUITOS por lá. )

Beijos, 

Nadya



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