quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Moda sem Lactose e sem Glúten!


Por Nathalia Assunção



Olá gente! Escolhi um assunto recorrente hoje em dia, resolvi aproveitar esta oportunidade para esclarecer alguns pontos importantes sobre a dieta sem lactose e/ou sem glúten.

Primeiramente, vamos descrever o que é lactose e o que é glúten:




 ñ  Lactose é um tipo de carboidrato encontrado no leite e em seus derivados (iogurte e queijo).








ñ  Glúten é uma proteína presente nos cereais trigo, centeio, cevada e aveia e seus subprodutos (pão, bolo, massa, etc..).





Hoje se tem em mente que tirar essas substâncias da alimentação emagrece. Porém, logicamente,  tirar leite e derivados e/ou pão, arroz, massa vai emagrecer se não forem substituídos por nenhum outro alimento, você estará consumindo menos calorias e não é o fato de não ter a lactose ou o glúten que vai emagrecer.

Entretanto, há casos sim que tais componentes devem ser evitados na alimentação, como na intolerância à lactose (a incapacidade do corpo de digerir tal carboidrato) e na doença celíaca (tipo de reação alérgica ao glúten, o corpo entende o glúten como algo estranho). Para isso, existem exames que comprovam a presença de algum distúrbio com relação aos mesmos e só um médico tem alcance técnico para tal.

Dietas desse tipo devem ser seguidas mediante diagnóstico clínico, principalmente com relação à lactose, uma vez que retirando leite e derivados, pode ocorrer déficit de proteína e de cálcio, por exemplo, prejudicando a saúde (e o próprio emagrecimento inclusive, pois cálcio é importante para metabolizar gordura!).

Então, procurem orientação, cada caso é um caso, cada indivíduo é único. Muitas informações sobre sáude/qualidade de vida são divulgadas pela mídia, mas por favorrr procurem profissionais capacitados para saberem se essas informações são aplicáveis ao seu corpo!


Nathalia Assunção
Nutricionista CRN3 29737

2 comentários:

  1. Ta muito legal o blog Nadya :))

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Que surpresa! Que bom que está gostando! Estou recebendo feedback positivo de várias pessoas, e eu fico super feliz! Muito obrigada!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir