quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Atenção ao que se toma também!


Por Nathalia Assunção

Olá!

Hoje venho abordar os líquidos mais comuns de serem consumidos. A razão é chamar atenção para o consumo dos mesmos, afinal, exceto água, tudo deve ser contabilizado (mesmo sem açúcar).

Água natural e sem gás: essa sim, é a melhor opção sempre, independente do sódio, aliás devemos nos preocupar com muitas outras coisas com sódio (exemplo: o sal na salada, uso temperos prontos, etc..), a água que nunca foi e nem é fonte deste. A necessidade varia para cada pessoa, a história de 2L de água por dia não é válida para todo mundo, tem gente que não precisa chegar a isso.

Água com gás: esta pode ser colocada como opção no lugar do refrigerante eventualmente, pois não tem tanta química (corantes, conservantes), só para ter a sensação do gás, mas não substitui a água natural. Contra-indicada para quem tem problemas de digestão.

Chá: os melhores são de ervas naturais, aqueles feitos com a planta seca submetida ao processo de infusão, sem açúcar, puros (nada de caixinha pronto para consumo). Sugiro consumir até 3 x ao dia e nunca tomar por mais de 3 meses direto o mesmo tipo de chá. Cada chá tem suas propriedades que podem ser relaxantes, digestivos, diuréticas, etc. O melhor é tomar sob orientação de um nutricionista, afinal chá é um alimento.

Café: o consumo desse líquido na verdade é um hábito criado pelo brasileiro. A recomendação é que não se ultrapasse a 3 xícaras de café por dia e evitar seu consumo principalmente no final da tarde e noite para não atrapalhar o sono. Além disso, quando consumir, que seja longe de refeições tipo café da manhã, almoço (sabe qualquer cafezinho depois do almoço?) e jantar, por interagir com nutrientes da nossa alimentação. O café do tipo expresso é contra-indicado para quem tem colesterol alto.

Sucos: suco que é suco gente é o suco natural feito da fruta ou aquele de polpa congelada da fruta ou os integrais que se aproximam mais do suco natural (aqueles sem açúcar e sem conservantes encontrados no mercado). Geralmente, um copo de suco de fruta entra no lugar de uma fruta, não é a mais, ao invés de comer a mesma você a está consumindo na forma de suco.

Refrigerantes: esses são puramente artificiais, tem muita química e os tradicionais ainda tem muito açúcar. O ideal é deixá-los para ocasiões especiais, festas, ou seja, de vez em quando. Quem não faz questão então, dispense mesmo. Uma dica é não tê-los em casa, caso contrário, fica mais fácil de consumir, principalmente no calor.

Bebidas isotônicas: atenção eu peço agora para este tipo de bebida. Bebida isotônica é uma bebida especial rica em carboidrato e eletrólitos para quem faz exercício muito extenuante e, sobretudo, prolongado (mais de 1 hora de duração) e, mesmo assim, ainda há pesquisas discutindo a real necessidade de utilização dos mesmos. Então, você que é sedentário ou que faz exercício físico regular mas, não chega a ser um atleta, pode parar de tomar!

Água de coco: se a sua intenção é beber um isotônico, para praticar e/ou se recuperar de um exercício, a água de coco pode ser uma opção. O melhor é a natural, mas hoje no mercado tem um de caixinha sem conservantes, para quem mora em cidade grande sem praia onde é mais difícil de achar um coco mesmo.

Energéticos: cuidado ao usar esse tipo de bebida, é cheia de estimulantes e quando associada ao álcool seus efeitos podem ser ainda mais perigosos. Se você quer energia e disposição, tenha um estilo de vida saudável: uma boa alimentação, exercícios regulares e uma boa noite de sono (mesmo que não durma seu total de horas ideal, mas durma com qualidade).

Bebidas alcoólicas: para quem não sabe, bebida alcoólica é calórica sim, o álcool tem 4 kcal/g, ainda se for uma bebida tipo cerveja vem regada com uma boa dose de carboidrato. O ideal é que se tome em festas/ocasiões especiais eventualmente, se hidrate bastante com água entre as doses de bebida, cuidado ao que come (pois você já vai beber!), evite frituras e alimentos ricos em carboidrato tipo massa/risoto e escolha aquilo que é mais fácil de beber menos.


Para finalizar, deixo uma dica para quem relata não gostar de água: tomar água aromatizada caseira. É só deixar uma boa quantidade de água (uma jarra grande, o suficiente para o dia inteiro) com folhas de hortelã ou rodelas de limão ou de laranja, deixar por umas 3 horas na geladeira e esta água vai ficar com um leve sabor deixando-a mais palatável.


Imagem meramente ilustrativa. Fonte: eugourmet.wordpress.com




Nathalia Assunção
Nutricionista CRN3 29737





Nenhum comentário:

Postar um comentário