quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Saiba entender a informação nutricional

Por Nathalia Assunção

Hoje em dia consumimos muitos alimentos industrializados que são obrigados por lei a terem a informação nutricional. Resolvi escrever sobre como utilizá-la no nosso dia a dia na hora das compras.

Por meio da  tabela nutricional conseguimos conhecer a composição do produto. É uma ferramenta que ajuda na escolha do produto mais apropriado. A grande dúvida na verdade é saber discriminar o quanto é muito ou pouco de determinado nutriente e do valor calórico.

Para entender melhor a composição do produto que deseja comprar, basta saber que altos valores da %VD (20% ou mais) e valores moderados (entre 10% a 20%VD) indicam que o alimento apresenta alto teor de determinado nutriente e teor moderado, respectivamente, e que baixos valores da %VD (5% ou menos) indicam seu baixo teor.

Especificamente em relação ao valor energético, cerca de 40 kcal significa produto de baixa caloria, 100 kcal quantidade moderada e 400 kcal muita caloria por porção.


Para exemplificar, deixo a tabala nutricional de 2 pães do tipo integral.





Nesta caso, o foco é a quantidade de fibra. Vejam qua a porção é de 2 fatias para cada um e o valor calórico é o mesmo. Em um deles o valor da %VD é de 12% e no outro de 6%, ou seja, um tem o dobro de fibra que o outro e, sobretudo, o de 12% tem uma quantidade moderada (maior que 10% do VD), o outro tem valor baixo (menor que 10% doVD). Portanto, se a pessoa que está comprando o pão quer escolher o “mais integral”, seria o de porcentagem moderada e maior.


Isso vale para qualquer outro produto, e cada um tem o seu foco, uma pessoa hipertensa ou que retém muito líquido, por exemplo, deve estar atenta à quantidade de sódio e aquela quem tem problema de colesterol alto, deve atentar-se ao consumo de gordura saturada e assim por diante.

Lembrem-se desta dica na hora do supermercado!

Nathalia Assunção
Nutricionista CRN3 29737
Contato: natyaa85@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário